PANORAMA

Vale a pena comprar imóveis provenientes da banca?

19.11.2024
Vale a pena comprar imóveis provenientes da banca?

Chegou a hora de investir na compra de um imóvel, mas os preços são bastante acima daquilo que poderia dispensar, e o financiamento poderá não ser o necessário para avançar com a aquisição da habitação. O que fazer? Haverá alguma hipótese de com pouca liquidez conseguir encontrar um imóvel adequado e com um financiamento exequível?

Uma das respostas para contornar estes obstáculos prende-se com os imóveis da banca, que têm um valor abaixo do de mercado e um conjunto de vantagens no que ao financiamento diz respeito. Mas afinal o que diferencia estes imóveis? Na verdade, são consequências das sucessivas crises económicas sentidas, invariavelmente, pelos portugueses, que, ao depararem-se com dívidas e com a impossibilidade de pagamento do seu crédito à habitação, viram os bancos a ficarem com as suas casas. Isto porque as instituições bancárias, muitas das vezes, para autorizar o crédito tomam como garantia o próprio imóvel e, assim, em caso de incumprimento, o banco pode penhorar a sua casa. 

Como consequência as instituições bancárias, grande parte das vezes, ficam com um património vastíssimo de imóveis, terrenos, garagens, escritórios e lojas. Desta forma, este património é disponibilizado em plataformas online de imobiliárias, nos websites dos bancos ou dos mediadores imobiliários, onde o comprador tem acesso e pode escolher de forma mais adequada e em consonância com a sua necessidade. 

A compra de imóveis da banca tem naturalmente uma série de benefícios. Primeiramente as instituições financeiras oferecem condições privilegiadas de crédito para estes específicos imóveis. Assim, conseguem garantir a sua venda e torná-los mais competitivos. Outra das vantagens prende-se com a isenção no pagamento das comissões iniciais, com a possibilidade de um financiamento a 100%. A celeridade no processo é outra das vantagens, pois pelo facto de ser vendido pelo banco faz com que a burocracia seja mais abreviada.

No entanto, é importante considerar que a oferta é limitada, a escolha deve ser feita, por parte do comprador, de forma rápida e, muitas das vezes, sem a possibilidade de poder visitar o imóvel. Deve, também, considerar que as casas eram habitáveis e, por isso, podem estar a necessitar de obras.

No caso de querer investir na compra de imóveis provenientes da banca deve analisar bem as vantagens, o tempo atribuído ao spread e todas as condições em volta do negócio. A Maxfinance tem um departamento específico para ajudar neste tipo de negócio, chamado Imóveis de Desinvestimento, em que devido a acordos que tem com a Banca consegue ajudar no “escoamento” dos mesmos.

partilhar