PANORAMA

Portugueses consideram os procedimentos de compra e venda de casa estressantes

19.05.2022
Imobiliário

De que forma pode a MaxFinance contribuir para facilitar a transação de imóveis?


Os Portugueses consideram tratar dos documentos e procedimentos relacionados com a compra e venda de uma casa como um dos momentos mais estressantes das suas vidas. Um estudo da TIKO revela que 61% dos Portugueses se sente desta forma.

Além disso, 50% dos inquiridos estaria disposto a resolver todas aquelas obrigações online. A confiança nestes métodos está a ganhar espaço.

Apesar de os portugueses dispensarem de bom grado os procedimentos administrativos relacionados com a transação, a venda de imóveis entre particulares predomina em Portugal continental, o universo deste estudo.

O que mais valorizam os portugueses?

Cerca de 48% dos inquiridos vivem em casa própria e já passaram, por isso, pelo menos, por um processo de transação de imóveis. Nesses processos o que mais valorizaram foi:

- a seriedade das partes envolvidas no negócio (44%);

- a rapidez do processo (23%).

Um dado que se pode destacar ainda deste estudo é que 78% dos inquiridos admite não viver na casa dos seus sonhos. O que significa que, mais cedo ou mais tarde, poderá precisar de mudar novamente. Entre os que pretendem mudar de casa durante 2022, em causa está:

- A mudança de área de residência (41%);

- A área do imóvel não se adequar à dimensão do agregado familiar (31%).

Isto se não houver algum impedimento que leve ao adiamento da mudança, como:

- a falta de recursos financeiros (79%);

- a dificuldade na obtenção de crédito à habitação (49%);

- a dificuldade de encontrar o imóvel adequado (46%).

Quando colocam a casa à venda, os portugueses antecipam ter de esperar entre os três e os seis meses (48%), valorizando:

- o preço justo (81%);

- a conclusão do processo em menos de 10 dias (32%);

- um parceiro que trate de toda a documentação, sem custos (70%);

Os mediadores são uma das soluções

É caso para dizer que os portugueses procuram intermediários de crédito para os ajudar em todo o processo de compra e venda da casa. Os mediadores ajudam a encontrar as melhores soluções para o seu caso e trata de todos os procedimentos e documentação necessária à conclusão do negócio.

O que é um intermediário de crédito?

Um intermediário de crédito é uma pessoa, singular ou colectiva, que participa no processo de concessão de crédito, explica o Banco de Portugal (BdP). A MaxFinance é um desses intermediários.

Concretamente a MaxFinance e os seus franchisados são Intermediários de Crédito Vinculados, autorizados pelo BdP, ou seja, atuam como intermediário em nome e sob a responsabilidade total e incondicional do ou dos mutuante(s) com quem tenha celebrado contrato de vinculação. Estes serviços não têm custos para o cliente.

O que faz um intermediário de crédito?

- Apresenta e propõe contratos de crédito a consumidores;

- Presta assistência a consumidores nos atos preparatórios de contratos de crédito mesmo que não tenham sido apresentados ou propostos por si;

- Celebra contratos de crédito com consumidores em nome das instituições mutuantes;

- Presta serviços de consultoria, dando recomendações personalizadas sobre os contratos de crédito.

Em suma, pode contar com a MaxFinance para o ajudar na concretização da aquisição da sua casa de sonhos. A MaxFinance está à sua espera para tratar não só de toda a documentação necessária à conclusão do negócio, mas também para encontrar o financiamento mais adequado.

partilhar