PANORAMA

Como rentabilizar o subsídio de Natal: Pagar dívidas ou investir?

03.12.2024
Como rentabilizar o subsídio de Natal: Pagar dívidas ou investir?

Está a chegar a época em que muitos recebem o tão aguardado subsídio de Natal. Este dinheiro extra nas contas é a oportunidade perfeita para pagar alguns créditos, comprar os presentes de Natal ou investir para poder amealhar mais tarde. Seja como for a pergunta impõe-se: Será mais vantajoso pagar dívidas ou investir?

Antes de tomar qualquer decisão, é essencial analisar a sua situação financeira atual e, como tal, considere que pagar dívidas é, muitas vezes, uma opção mais prudente, especialmente se se tratar de dívidas com juros elevados, como os cartões de crédito ou os empréstimos pessoais. Ao liquidar estas obrigações, reduz o montante de juros a pagar no futuro. Além disso, estar livre de dívidas proporciona uma sensação de segurança financeira e diminui o stress associado a compromissos financeiros. Já as dívidas de baixo custo geralmente têm taxas de juros reduzidas e condições de pagamento acessíveis, o que o torna o benefício de pagamento destas dividas residual. O melhor, neste caso, é redirecionar dinheiro do subsídio para outras prioridades.

Investir pode ser uma forma eficaz de aumentar o património a longo prazo. As aplicações financeiras, como fundos de investimento, ações ou certificados do tesouro, podem oferecer rendimentos superiores às contas tradicionais de poupança. Investir permite que o dinheiro trabalhe para si e que mais tarde possa recolher os frutos desse trabalho, mas para tal, é preciso que dispense do dinheiro extra que recebeu.

Na verdade, não existe uma resposta certa, ou melhor, não é igualitária para todos, de facto depende da carteira de cada um e do perfil de investidor. A melhor opção varia conforme a situação financeira individual, os objetivos de curto e longo prazo e a tolerância ao risco. O melhor é criar uma estratégia que combine as duas opções: utilizar parte do subsídio para reduzir dívidas e outra parte para iniciar ou fortalecer seus investimentos. Desta forma, e se precisar, a MaxFinance pode ajudá-lo a encontrar soluções personalizadas.

partilhar