PANORAMA

Como planear a sua reforma

30.06.2023
Outros

Quanto mais cedo começar a planear a reforma, melhor.


Quando se fala em planear a reforma, o objetivo principal é garantir a sua estabilidade financeira no futuro para poder aproveitar esta nova fase da vida para tratar de si, viajar, ter mais tempo para a família e para projetos pessoais. Após uma vida ativa a trabalhar, a expetativa é grande e por isso mesmo, esta nova fase deve ser planeada com antecedência. Uma boa estratégia de planeamento financeiro vai permitir que viva com serenidade este novo capítulo. Invista no seu futuro e comece hoje a planear a sua reforma.


QUANDO DEVE COMEÇAR

Não existe uma resposta certa para esta questão. Quando mais cedo tiver esta preocupação, melhor viverá a sua reforma. Mas é muito comum a preocupação começar a curto prazo, 5 ou 10 anos antes da reforma. Estabeleça uma rotina de poupança mensal, em todas as fases da sua vida.

Apesar da lei portuguesa definir a idade legal da reforma, se tiver uma poupança considerável poderá pedir uma reforma antecipada. Todavia, deve ter em mente que se decidir reformar-se mais cedo do que o previsto, o valor da sua reforma será diminuído.

Na verdade, quanto maior for o tempo até à idade da reforma, maior será a probabilidade de garantir que terá dinheiro suficiente numa poupança. O ideal seria o quanto antes começar a preparar a sua reforma, ainda no início da vida adulta. Comece a poupar o mais cedo possível e irá sentir-se mais seguro.


DEFINA OBJETIVOS FINANCEIROS

Defina de que forma quer viver a sua reforma, mas mais importante que isso, analise quais os seus gastos atuais e quais os que poderão perdurar no tempo. Após esta análise, defina qual o rendimento extra que necessita para juntar à sua reforma de forma a cumprir os seus objetivos, manter a sua segurança financeira e o seu estilo de vida. Deverá ter sempre em conta a percentagem monetária que consegue poupar todos os meses.


INVISTA NUM PPR

O Plano Poupança Reforma (PPR) é uma excelente opção para aqueles que procuram um produto de poupança ou investimento a longo prazo, especialmente para complementar a sua reforma. Ao aderir a um PPR existe a possibilidade de entregas mensais regulares e ajustadas à estratégia que definir. Opte por um PPR que lhe permita entregas flexíveis, para uma melhor gestão orçamental e encare sempre o PPR como uma poupança a longo prazo. Durante os imprevistos que surgirem ao longo da sua vida, tenha em consideração que recorrer a este capital pode ser uma decisão precipitada. Embora seja possível resgatar o dinheiro antes da altura da reforma, é recomendável que mantenha o investimento por um período mais prolongado. O PPR é um dos poucos produtos financeiros com vantagens fiscais, o que significa que quanto mais tempo se mantiver o dinheiro investido, menor será a taxa de IRS aplicada sobre os ganhos.

Normalmente, o imposto sobre os ganhos de mais valias, dividendos e juros é de 28%. No entanto, no caso dos PPR, as regras fiscais são diferentes, e caso se retire o dinheiro antes da altura da reforma, tenha em atenção as taxas aplicadas. É importante que esteja consciente dos requisitos para levantamento do PPR e, caso não consiga cumprir as condições, optar por não usufruir dos benefícios fiscais associados. Desta forma, evitará penalizações fiscais.

No entanto, existem uma série de situações em que a taxa aplicada é menor, se tiverem decorrido cinco anos após a subscrição e se o titular tiver 60 anos ou mais, em caso de reforma por velhice, se o dinheiro for usado para pagar as prestações do crédito à habitação mas não para amortizá-lo antecipadamente, estiver numa situação de desemprego de longa duração da pessoa segura ou de qualquer membro do agregado família, em caso de incapacidade permanente para o trabalho da pessoa segura ou de qualquer membro do agregado familiar, em caso de doença grave da pessoa segura ou de qualquer membro do agregado familiar ou no caso da morte da pessoa segura.


OUTRAS SOLUÇÕES PARA PLANEAR A REFORMA

Existem outras soluções que lhe permitem fazer uma poupança a longo prazo, para que no futuro sirva como complemento da sua reforma. No entanto, é aconselhável diversificar a sua carteira de investimentos com produtos que de certa forma também diminuam o risco.

  • Fundos de Poupança Reforma (FPR);
  • Regime Público de Capitalização (PPR do Estado);
  • ETF (Exchange Traded Fund) / Fundos de Investimento
  • ​​​​​​​

Não adie para amanhã, a satisfação de terminar a vida ativa sem preocupações. Para planear a reforma, contacte um dos nossos especialistas de crédito e financiamento da MAXFINANCE, que o vão ajudar a investir na melhor solução para a sua reforma.

partilhar